A criopreservação é realizada em azoto líquido em criopreservadores onde estão armazenadas as amostras durante um longo período de tempo.
Em cada criopreservador existem várias centenas de amostras criopreservadas. Nesses criopreservadores é fundamental manter as temperaturas de criopreservação sem oscilações.
Nesse sentido, a Biosckin, SA, Laboratório Criovida, possui um sistema de monitorização de temperaturas de 24 horas, durante 365 dias, que implica a colocação de sondas dentro dos criopreservadores e que através do nosso sistema informático, disparam alertas sempre que se verifica um desvio.
Para assegurar a viabilidade das células estaminais das amostras criopreservadas nos nossos contentores, são assim realizadas anualmente, análises de controlo de qualidade a um grupo estatisticamente representativo de amostras criopreservadas, sempre que estas completam um período de criopreservação de 5 anos.
As amostras serão selecionadas aleatoriamente e serão aquelas que fazem parte do universo de amostras criopreservadas, no ano anterior referente ao período de criopreservação de 5 anos atingido.
