O sangue do cordão umbilical (UCB) e, mais recentemente, o tecido do cordão umbilical (UCT) têm sido criopreservados em bancos privados e públicos de sangue e tecido do cordão umbilical em todo o mundo, desde que o sangue do cordão umbilical foi utilizado pela primeira vez numa criança com anemia de Fanconi.
O SCU utilizado para o tratamento tinha sido colhido do seu irmão HLA-idêntico e criopreservado. Atualmente o sangue e tecido do cordão umbilical são processados e criopreservados seguindo diretrizes rígidas nacionais e internacionais, que implicam padrões de processamento e de criopreservação de alta qualidade e total rastreabilidade dessas mesmas unidades.
As células estaminais hematopoiéticas (HSCs) são clinicamente utilizadas em tratamentos hematopoiéticos para doenças sanguíneas e doenças hemato-oncológicas.
Hoje em dia, também as células estaminais mesenquimatosas (MSCs) isoladas a partir da SCU e do TCU podem ser utilizadas como coadjuvantes de transplantes hematopoiéticos.
As células estaminais terão um papel crucial na medicina regenerativa
No futuro próximo, essas células estaminais terão um papel crucial na medicina regenerativa. Por esta razão, estas terapias celulares têm vindo a ser testadas em vários ensaios clínicos e tratamentos compassivos em crianças e adultos, referentes a uma ampla gama de patologias e doenças, por exemplo, para o tratamento da paralisia cerebral.
Considerando a disponibilidade mundial de unidades UCB e UCT e a ausência de preocupações éticas associadas à sua colheita e criopreservação, provavelmente tornarão estas amostras as melhores fontes de terapias celulares para patologias hematológicas e não hematológicas.
O SCU também terá um papel crucial num futuro próximo, na área da neonatologia, por exemplo, para a realização de análises clínicas de caráter preditivo de várias patologias.
Recentemente foi publicado um livro da editora internacional InTech, onde estes e outros assuntos relacionados com o sangue e o tecido do cordão umbilical são discutidos. Poderá consultar o seu conteúdo através do endereço:
