|
Fórum
Fórum
Alexandre - Boa Noite,
Disseram-me que guardar as células estaminais é inútil pois as células não se reproduzem mais do que x vezes, e como tal não vale a pena pois ainda não foi descoberto o ambiente correto para as células se reproduzirem as vezes necessárias de forma a poderem serem eficazes na sua potencial utilização mais tarde - -podem pf esclarecer.me nesse sentido
Criovida - Caro Alexandre Peleja,
Agradecemos o seu contacto através do Fórum Criovida. Relativamente à sua questão, gostaríamos de esclarecer que o sangue do cordão umbilical é actualmente utilizado em transplantes hematopoiéticos, especialmente no tratamento doenças hemato-oncológicas. As células estaminais mesenquimatosas do tecido do cordão umbilical são utilizadas como co-adjuvante nestes transplantes, mas a sua aplicação na medicina regenerativa está a ser amplamente estudada.
Existem actualmente alguns grupos de investigação a desenvolver protocolos de expansão em biorreactores que permitem aumentar o número de células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical. Alguns ensaios clínicos já contam com células estaminais expandidas em biorreactores. No entanto, a associação de uma amostra de sangue do cordão umbilical com células estaminais mesenquimatosas do tecido do cordão umbilical tem vantagens evidentes em algumas situações clínicas, porque melhora o micro-ambiente para o repovoamento da medula óssea e porque aumentamos ainda a dose celular transfundida. Nesse sentido criopreservar o sangue do cordão umbilical e o tecido do cordão umbilical traz grandes vantagens terapêuticas.
Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas e estamos disponíveis para questões adicionais.
A Criovida
17/03/2025
Helena Marques - Que risco existe de perda/ dano no material recolhido? E que contrapartida legal existe para as famílias lesadas?
Criovida - Cara Helena Marques,
Agradecemos o seu contacto através do Fórum Criovida. Informamos que os riscos inerentes à colheita e criopreservação das amostras de sangue ou tecido do cordão umbilical estão descritos no consentimento informado que a mãe deve assinar, incluindo nomeadamente o risco de contaminação microbiológica na altura do parto, a impossibilidade de realizar a colheita por não estarem reunidas as condições necessárias para a sua realização ou a colheita de um volume insuficiente de sangue do cordão umbilical que impede tecnicamente o seu processamento. No entanto, a Lei nº 12/2009 não prevê a existência de contrapartidas para as famílias lesadas mas estabelece o regime jurídico para a qualidade e segurança das amostras. Contudo, a Criovida não cobra o valor dos serviços contratados caso as amostras não cumpram com os requisitos da qualidade e segurança estabelecidos.
Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas e estamos inteiramente disponíveis para o esclarecimento de questões adicionais.
A Criovida
07/01/2025
Ana Isabel Bettencourt - Boa tarde, na vossa campanha de Natal, temos desconto se formos sócios da Ordem dos Engenheiros? Obrigada
Criovida - Cara Ana Isabel Bettencourt,
Antes de mais, Agradecemos o seu contacto através do nosso Fórum. Informamos que a Campanha de Natal não é acumulável com outros descontos. No entanto, e uma vez que é sócia da Ordem dos Engenheiros, a Criovida oferece-lhe um desconto de 10% sobre o valor base do serviço de criopreservação que contratar e o valor do kit Criovida.
Esperamos ter esclarecido a sua questão e estamos disponíveis para questões adicionais.
Criovida
04/12/2025
Emanuel Azevedo - gostaria de saber se há algum mal ficar com o kit 5 meses antes do parto?
Criovida - Caro Emanuel Azevedo, Agradecemos o seu contacto através do Fórum Criovida.
Não existe qualquer inconveniente em adquirir o nosso kit 5 meses antes do Parto. Basta que siga as Instruções que seguem com o Kit Criovida.
Lembramos, apenas, que no interior do Kit encontram-se 2 acumuladores de frio que irão garantir o transporte refrigerado das amostras recolhidas no dia do parto até ao laboratório. Para que tudo esteja preparado para esse dia, sugerimos que coloque estes componentes no congelador pelo menos 2 dias antes da data do parto.
Basta que no dia do parto se lembre de retirar os termoacumuladores do congelador e leva-los para o Hospital.Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Qualquer outra questão não hesite em contactar. Criovida
06-05-2025
José Ferreira - Guardam o cordão umbilical? Como e que quantidade?
Criovida - Caro José Ferreira,
Agradecemos o seu contacto através do Fórum Criovida.
Foi concedida à Biosckin, no início de ano de 2012, a autorização para as actividades de análise, processamento e criopreservação do tecido do cordão umbilical pela Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST) do Ministério da Saúde.
A Biosckin desenvolveu a técnica necessária para criopreservar o tecido do cordão umbilical extremamente rico em células estaminais mesenquimatosas, que podem ser utilizadas como coadjuvante em transplantes hematopoiéticos, ou seja em conjunto com as células estaminais do sangue do cordão umbilical em infusão.
Para a criopreservação do tecido do cordão umbilical será necessário obter pelo menos 2 g do mesmo após processamento.
Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Qualquer outra questão não hesite em contactar.
Criovida
08-04-2025
Clara Nunes - Boa tarde!
Gostaria de saber se em caso de utilização das células estaminais, a Criovida apoia financeiramente o tratamento e caso sim, qual o valor?
Obrigada.
Criovida - Cara Clara Nunes,
Agradecemos o seu contacto através do Fórum Criovida.
Relativamente à questão que nos coloca, no caso de necessidade de resgate da amostra para tratamento clínico, a Biosckin compromete-se a colocar a amostra no local de tratamento sem qualquer custo para os pais.
Neste momento não temos previsto nenhum outro valor para comparticipação na utilização da amostra criopreservada.
Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Qualquer outra questão não hesite em contactar. Criovida
08-04-2025
|
|
|
|