Os avanços na expansão ex vivo de células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical são uma solução para as amostras com número reduzido de células estaminais hematopoiéticas.
No caso de utilização das células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical (SCU), a quantidade necessária depende da doença, do peso do doente e do nível de compatibilidade entre dador e paciente. Cada amostra de SCU é única e difere no seu volume e conteúdo celular pelo que a escolha da amostra a usar num determinado transplante estará dependente da situação clínica em causa. Dependendo do tipo de tratamento, poderá haver a necessidade de, para além de um transplante autólogo, haver também um transplante alogénico, no sentido de aumentar o número de células estaminais necessárias ao tratamento.
Neste momento, estão vários estudos em curso no sentido de proporcionar a expansão in vitro e em ex vivo das células estaminais hematopoiéticas, permitindo aumentar o número de células estaminais para utilização nos tratamentos. Os resultados são extremamente positivos, demonstrando a qualidade das células estaminais hematopoiéticas após expansão, permitindo atingir números de células mais elevados para aplicação clínica quer em Transplantes Hematopoiéticos quer em diferentes áreas da Medicina Regenerativa.
Pode consultar os artigos na íntegra aqui:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24101670
