Foi publicado no corrente mês de Julho, um estudo intitulado “Umbilical cord blood mesenchymal stem cells co-modified by TERT and BDNF: A novel neuroprotective therapy for neonatal hypoxic-ischemic brain damage” por Fengyan Zhao e colaboradores, na revista científica International Journal of Developmental Neuroscience.
Este estudo releva o potencial terapêutico das células estaminais mesenquimatosas do sangue do cordão umbilical (denominadas de MSCs-UCB), após modificação pela técnica Telomerase Reverse Transcriptase (TERT). A TERT promove a proliferação e aumenta a sobrevivência das MSCs-UCB, melhorando o seu potencial terapêutico, nomeadamente quando utilizadas em lesões cerebrais hipóxico-isquémicas neonatais.
As UCB-MSCs modificadas por TERT apresentam uma vida útil mais longa e uma maior viabilidade. Além disso, o factor neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), neurotrofina que regula o desenvolvimento, a regeneração, a sobrevivência e a manutenção dos neurónios, facilita a recuperação do sistema nervoso central após este tipo de lesões, quando administrado por infusão.
A associação de ambas as terapias é extremamente promissora para o tratamento de danos cerebrais do tipo hipóxico-isquémicas em recém-nascidos.
Pode consultar o artigo na integra aqui:
