O acidente vascular cerebral (AVC) é uma lesão do cérebro que ocorre devido a uma interrupção do fornecimento de sangue a este órgão.
Em Portugal constitui a principal causa de morte e de incapacidade permanente.
A irrigação sanguínea do cérebro pode ser perturbada por diferentes razões e os AVCs são clinicamente classificados em hemorrágicos e isquémicos. Estes últimos podem ser divididos em trombóticos ou embólicos.
As manifestações clínicas de acidente vascular cerebral variam, dependendo da área do cérebro que se encontra lesada. Se a circulação cerebral for rapidamente restabelecida, as manifestações clínicas podem melhorar dentro de poucos dias. Infelizmente, na grande maioria dos casos clínicos, a irrigação sanguínea fica interrompida durante períodos mais prolongados, originando lesão cerebral grave e as manifestações podem persistir durante muitos meses ou serem mesmo irreversíveis, podendo ser necessária reabilitação física.
Nos casos mais graves ocorre a morte desses doentes. O tratamento passa pela administração de medicamentos anticoagulantes e/ou procedimentos cirúrgicos.
As perspetivas de tratamento e de recuperação neurológica daqueles doentes com lesões irreversíveis são agora maiores. Muitos ensaios clínicos e pré-clínicos estão a decorrer, principalmente recorrendo a células estaminais hematopoiéticas do cordão umbilical mas também recorrendo a células estaminais mesenquimatosas como aquelas isoladas do tecido do cordão ou da medula óssea.
Pode consultar o site www.clinicaltrials.gov e introduzindo como palavras-chave cerebrovascular accident/stroke, stem cells encontra muita informação, inclusive os resultados dos ensaios que já terminaram, nomeadamente:
- ClinicalTrials.gov Identifier: NCT00875654 - Intravenous Stem Cells After Ischemic Stroke (ISIS) (a decorrer)
- ClinicalTrials.gov Identifier: NCT00950521 - Efficacy Study of CD34 Stem Cell in Chronic Stroke Patients (ensaio terminado)
- ClinicalTrials.gov Identifier: NCT01438593 - Study of Purified Umbilical Cord Blood CD34+ Stem Cell on Chronic Ischemic Stroke (desconhecido o estado em que se encontra o ensaio)
- ClinicalTrials.gov Identifier: NCT02580019 - Umbilical Cord Derived Mesenchymal Stem Cells Treatment in Ischemic Stroke (a recrutar pacientes)
- ClinicalTrials.gov Identifier: NCT02117635- Pilot Investigation of Stem Cells in Stroke Phase II Efficacy (Fase III) (a recrutar pacientes).
Ao optar pelo Serviço Avançado – Sangue e Tecido do Cordão Umbilical, irá ter um número superior de MSCs e de células CD34+ isoladas a partir do sangue do cordão criopreservadas e terá ainda a possibilidade de criopreservar as MSCs presentes na geleia de Wharton do cordão umbilical, que poderão a ser úteis futuramente no tratamento de AVCs e de outra patologias do foro cardiovascular, como o enfarte do miocárdio.
