1. Criopreservação com banco duplo
Para além da criopreservação das células estaminais, fazemos, em simultâneo o armazenamento, durante 20 anos num banco paralelo, de amostras de:
- Plasma
- Eritrócitos
- Uma amostra de SCU processado
- Um fragmento do cordão umbilical do bebé
- Sangue periférico materno recolhido no dia do parto
Este banco paralelo, á semelhança dos bancos públicos, permite aos pais (mediante pedido formal do médico assistente) terem acesso a serviços de diagnóstico suplementares, a qualquer momento. O médico pode assim comprovar e validar a qualidade da amostra do sangue do cordão umbilical criopreservado, para transplante.
2. Criovida e a Netcord
A Netcord é a entidade internacional de certificação de bancos públicos de sangue do cordão umbilical (SCU), sendo portanto a referência mundial em termos de criopreservação. É responsável por 50% de todas as recolhas de células estaminais a nível mundial, tendo até Novembro de 2007 cedido 6.437 amostras de SCU para transplantes alogénicos. A CRIOVIDA adoptou todos os requisitos da Netcord, tanto na estrutura física do seu laboratório, como nos procedimentos que levam á criopreservação em padrões de aceitação internacional.
3. Transporte controlado em dispositivo credenciado
De forma a garantir a qualidade do SCU, o KIT CRIOVIDA está devidamente validado para transporte de amostras biológicas à temperatura de 4ºC a 6ºC. Para o controlo efectivo destas condições, incorpora um datalogger que regista electronicamente a temperatura durante as fases de transporte, garantindo, desta forma, as condições ideais para se conseguir um maior n.º de células estaminais CD34+ evitando simultaneamente a sua contaminação e multiplicação microbiológica. Por outro lado, o transporte é assegurado por empresa reconhecida e certificada para o transporte de amostras biológicas
4. O único com questionário clínico a ser preenchido na altura do parto
Questionário clínico a ser preenchido pelo médico na altura da recolha do sangue do cordão umbilical, juntando informação fundamental para o sucesso de um futuro transplante. Este questionário clínico é dirigido ao Director Clínico do Laboratório Criovida, Médico especialista em Hematologia, de modo a permitir uma avaliação mais rigorosa para futuro transplante.
5. Contagem de células CD34+ viáveis por citometria de fluxo à semelhança dos bancos públicos de SCU segundo os requisitos Netcord
Única técnica disponível que permite realizar a contagem das células estaminais CD34+ viáveis (vivas) da amostra de sangue do cordão umbilical criopreservada de forma rigorosa e exacta. Os resultados desta análise serão incluídos no certificado final entregue aos pais após a realização da criopreservação.
6. Avaliação do estado das amostras criopreservadas por 4 vezes ao longo de 20 anos
De 5 em 5 anos é realizado um controlo de qualidade dos sangues do cordão criopreservados, por amostragem. Este controlo de qualidade inclui a contagem de células estaminais CD34+ viáveis por citometria de fluxo. Os segmentos permitem ainda a confirmação do perfil de histocompatibilidade quando o sangue é pedido para transplante ou para utilização em Medicina Regenerativa.
7. Instalações de segurança biológica
A Criovida processa o sangue do cordão umbilical dentro de instalações de alta segurança biológica com salas limpas, controlo de acessos, gravação contínua de imagem, sistema de estabilização energética e monitorização de N2 e O2. A Criovida está equipada com a mais moderna tecnologia; o processamento das amostras de sangue do cordão umbilical é realizado com equipamentos laboratoriais de ponta, os únicos recomendados pela Netcord e usados pelos mais reputados Bancos Públicos Internacionais.
8. Equipa de excelência
Equipa especializada na área da Medicina Regenerativa, Análises Clínicas, Hematologia e Imunoterapia. Direcção técnica realizada por Farmacêutico com Pós-graduação em Análises Clínicas e direcção clínica realizada por Médico Especialista em Hematologia para validação e acompanhamento de todo o processamento das amostras e sua utilização para transplante ou outra aplicação clínica.