Brincadeira
Interagir com o bebé
O melhor presente de boas vindas que pode dar ao seu bebé é dedicar-lhe toda a sua atenção. Sabia que esse é o melhor estímulo para o desenvolvimento do cérebro do seu bebé?
Tudo o que vai transmitir é importante na sua formação e no seu crescimento. Fale com ele, brinque, cante para ele, dê-lhe carinho e festinhas. A partir da relação que estabelece consigo, o seu bebé vai aprender a relacionar-se com o mundo.
Os bebés aprendem muito depressa: imitam tudo o que vêem e ouvem. São excelentes observadores e tentam perceber o que se passa à sua volta. Por isso, as brincadeiras são tão importantes quanto divertidas, para desenvolver as aptidões do seu bebé!
Comunique com o seu bebé de todas as formas: os seus gestos, os seus toques, os seus olhares e também, claro, as suas palavras contam. Lembre-se que ele também tem a sua forma de comunicar consigo: os seus choros, os risos e as expressões faciais. Juntos vão começar a entender-se na perfeição.
Ele vai olhar para si, ouvir a sua voz, sentir o seu toque e o seu cheiro, com muita atenção. Converse com ele à vontade, ouça música com ele e leia-lhe histórias; ele vai adorar. Mais do que isso, vai estar a desenvolver a sua cognição e a sua linguagem.
Jogos e Actividades
A brincar o seu bebé vai evoluir muito. Para além de crescer e ganhar aqueles quilos saudáveis, vai desenvolver-se em todos os sentidos.
Ao longo do tempo, as suas brincadeiras preferidas vão mudando, mas continuam a ser um factor fundamental no processo de aprendizagem. Enquanto se entretém com os brinquedos, o seu bebé está a desenvolver capacidades como a coordenação olho-mão, a percepção espacial ou a registar sensações.
Existem imensas actividades que pode fazer para desenvolver estas competências:
- Fazer Massagens
O contacto pele com pele e o simples toque das mãos têm um efeito fundamental para o seu bebé. As massagens são uma forma de tocar que cria aproximação e fortalece o vínculo afectivo.
- Contar histórias
Conte histórias ao seu bebé, leia-lhe histórias de encantar. Aponte o lugar das personagens e das letras nos livros, isso estimula-o. Lembre-se que de todos os sons deste mundo, a voz humana é o seu preferido.
- Passear ao ar livre
Leve o seu bebé num passeio pela natureza. Um jardim cheio de flores, de árvores, de coisas novas transmite-lhe novos cheiros, novas sensações, mostra-lhe outras cores, que ele só pode experienciar ali, ao vivo.
- Cantar e dançar
Sabia que as capacidades musicais estão no seu melhor logo nos primeiros meses e anos de vida? Ponha vários tipos de música a tocar para ele, cante enquanto lhe dá banho ou lhe muda a fralda, dance com ele no colo; tudo isso estimula as aptidões musicais e da linguagem também.
Sugestões
Faça coisas simples com o seu bebé. Como vê, é a brincar que o bebé treina as suas capacidades básicas e que lhe vão servir para toda a vida adulta.
Experimente:
- Cantarolar as lengalengas com ele no colo, fazendo-o saltitar nos seus joelhos; é tradicional em muitas culturas como a nossa e, na realidade, impulsiona mesmo a linguagem.
- Não "falar à bebé"; trate-o como se o seu bebé a compreendesse mesmo. Parece estranho, mas dizer os nomes certos dos objectos, das pessoas e dos lugares, logo cedo, é importante para que o seu vocabulário comece a ser o mais correcto e possa fazer associações mais facilmente.