Primeiros Meses
O seu Corpo
Ser mãe é a coisa mais fantástica do mundo! Mas é também uma nova etapa de muitas mudanças: nas suas prioridades, nas suas horas de sono, e muito especialmente no seu corpo.
As suas formas podem demorar algum tempo a ir ao lugar. Esse processo está relacionado desde logo, com o peso que ganhou durante a gravidez, e depois também difere de mãe para mãe. Mas não se preocupe muito. O que interessa mesmo é que esteja bem de saúde e o seu bebé também.
Depois do nascimento, uma boa parte desses quilos a mais, vai perdê-los quase imediatamente, e a amamentação também ajuda a perder alguns. Tem toda uma vida nova pela frente, por isso, não fique obcecada. Nada na sua vida vai voltar a ser como antes!
Vá devagar. Dê tempo ao tempo e aprenda a redescobrir o seu corpo. Não é por ter uns quilos a mais que se tornou menos feminina ou menos desejável. A sua atitude condiciona mais a reacção dos outros do que a realidade da sua forma física. A começar pelo seu companheiro.
Peça-lhe carinho, peça-lhe que a compreenda, mas aproveite isso para ultrapassar essa primeira fase de constrangimento que podem sentir como casal. Não desista da vossa intimidade: reconquiste-a!
Sinta-se bem no seu corpo, que aos poucos voltará a estar como deseja.
Licença de Parentalidade
Ansiosa por usufruir da sua Licença e ficar em casa a cuidar do seu mais recente amor? As regras desta Licença, antes denominada Licença de Maternidade, mudaram há relativamente pouco tempo, e ainda bem.
Em linhas gerais actualmente:
- A Licença de Parentalidade inicial pode ser dividida entre o pai e a mãe;
- A sua duração será de cinco meses pagos a 100 por cento do vencimento bruto ou seis meses pagos a 83 por cento, mas apenas se a licença for partilhada. Ou seja, é preciso que pelo menos um mês seja gozado em exclusivo pelo pai ou pela mãe;
- Se não houver partilha da licença, ou se o período partilhado for inferior a um mês, a duração da licença de parentalidade será de quatro meses remunerados a 100 por cento, ou cinco meses a 80 por cento;
- A licença inicial pode ser prolongada por mais seis meses, desde que partilhada: três meses para a mãe, três meses para o pai. Ou pode ser prolongada só por mais três meses se for requerida apenas pela mãe ou pelo pai. Neste período de Licença Parental alargada, o trabalhador receberá 25 por cento do salário bruto;
- Aumentará de 5 para 10 dias úteis a licença a gozar obrigatoriamente pelo pai logo após o nascimento do bebé.
Vai poder gozar até seis meses em casa, e partilhar também esse privilégio com o pai. Aproveite bem o tempo e faça muitas actividades divertidas com o seu bebé, faça-o crescer, veja-o aprender. É um momento único e tão importante na vida de toda a família!
Sugestões
É óbvio que agora quer pensar em recuperar a sua forma. Lembre-se que tem que ir com calma ainda.
Experimente:
- Dormir, dormir bem! Umas horas bem dormidas e pequenas sestas durante o dia, já que as noites costumam ser de sono intermitente ainda, ajuda-a a perder peso neste período pós-parto. É importante: a falta de horas de sono pode provocar alterações no equilíbrio das hormonas que regulam o apetite.
- Mexer-se por tudo e por nada! Agarre todas as oportunidades para se mexer. Faça grandes passeios, ande de bicicleta, faça actividades que a façam sentir bem e que ao mesmo tempo a ajudem a treinar o seu corpo.
- Yoga para mãe e bebés; porque se envolver o seu bebé nas suas actividades vai ser ainda melhor e mais fácil de as manter! E se conseguir pôr o resto da família a participar então, a sua motivação vai estar no auge e de certeza que vai conseguir ter sucesso.
- Fazer de tudo um bom motivo. Se está a amamentar, pense no seu bebé. Quer oferecer-lhe tudo do melhor? Então tenha uma vida saudável, coma bons alimentos, exercite-se! Vai emagrecer com saúde, por si e pelo seu bebé.
Não entrar em dietas loucas! Coma com peso e medida, mantenha-se muito activa, porque a pressa das dietas milagrosas simplesmente não funciona. Às vezes consegue-se perder alguns quilos no início, mas logo que volte à sua vida normal, esses quilos voltam também. Por isso, não saltar refeições para se poupar a calorias, seguir uma alimentação equilibrada com fruta, vegetais, cereais integrais, proteína sem gordura e sem muito açúcar é a melhor solução.