Criovida - O Parto

O Parto

Curso SUPER rápido para futuras Mamãs (e Papás)

O QUE ESPERAR NO DIA DO PARTO?

Antes de mais... o parto propriamente dito. Tudo dependerá da sua decisão ou da força das circunstâncias, mas, em todo o caso, o melhor mesmo é saber, exactamente, quais são os 4 tipos de parto possíveis.

Parto Normal
Como o nome indica, é o parto “natural”. Ocorre por via vaginal, graças à pressão das paredes do útero sobre o corpo do bebé. Na maior parte dos casos – quando a mãe assim o decide – será necessário administrar um analgésico para diminuir as dores e para tornar toda a experiência muito mais agradável para a mãe. A equipa assistente saberá qual a melhor opção.

Parto com Fórceps
No fundo, é um parto “normal”, mas com uma “ajuda extra”, usada sempre que estritamente necessário. Consiste na utilização de um instrumento cirúrgico – o fórceps – constituído por duas peças semelhantes a colheres, colocadas nos lados da cabeça do bebé para ajudar o obstetra a retirá-lo do canal de parto, mediante suaves movimentos de rotação e de extracção.

Parto com Vácuo-Extractor (ventosa)
Neste caso, o princípio é o mesmo que nos partos assistidos com fórceps, mudando apenas o método empregue (e as situações). As ventosas obstétricas funcionam como um aspirador em miniatura. Fixa-se a campânula na cabeça do bebé, que o obstetra puxa a cada contracção. Este método provoca uma espécie de “galo” na cabeça do bebé, mas este desaparecerá alguns dias depois.

O meu bebé (não) é exactamente como esperava

Terá os olhos do pai? Será moreno como a mãe? É normal ter grandes expectativas acerca dos nossos filhos. Normal e saudável. Mas, por vezes, as mamãs e os papás recentes podem ficar surpreendidos com o aspecto do seu filho recém-nascido. Não se preocupem. É tudo passageiro.

A cabeça
A cabeça do bebé está sujeita a uma enorme pressão durante o parto, principalmente se assistido com instrumentos. Desta forma, é muito natural que, durante as 2 primeiras semanas, ainda não esteja tão perfeitinha quanto a imaginava. Os ossos do crânio hão-de consolidar-se, mas lembre-se que só por volta dos 18 meses é que a “moleirinha” desaparece.

As mãos e os pés
Por vezes, as extremidades dos recém-nascidos podem apresentar um tom azulado, mas ficarão rosadas pouco depois, assim que a circulação sanguínea normalize. Um facto interessante: por vezes, já nascem com as unhazinhas das mãos bastante compridas.

Os olhos
São normalmente cinzentos quando o bebé nasce. Aliás, a verdadeira – e definitiva – cor dos olhos pode só vir a estabelecer-se por volta dos 6 meses. A pressão do parto pode ainda provocar um ligeiro estrabismo, mas o vosso médico saberá informá-los melhor.

A pele
Depois de limpinho, vai parecer outro. Pode revelar pequenas manchas e erupções, mas todas elas desaparecerão passado algum tempo. O mesmo se passará com os pêlos que cobrem todo o corpo do bebé.

Os mamilos
Não estranhem se estiverem inchados ou se segregarem um pouco de líquido. É um pequeno edema passageiro, perfeitamente normal em bebés de ambos os sexos.

Os órgãos genitais
É comum que, à nascença, pareçam um pouco inchados. As meninas poderão até ter uma espécie de corrimento vaginal e os meninos poderão contar, por vezes, com os testículos subidos (retraídos no abdómen). Em ambos os casos, porém, não será mais do que uma situação passageira, que se normalizará naturalmente.

Como sei se está tudo bem com o meu filho?

É normal que, antes de qualquer outra coisa, queiram saber como está o vosso filho recém nascido. Não se preocupem... está em boas mãos! Assim que nasce, o bebé é sujeito a exames muito simples. E muito importantes. Querem saber quais?

1 - Auscultação do Coração e dos Pulmões

É normal que o ritmo cardíaco seja ligeiramente acelerado nos primeiros tempos. Afinal, começou agora a conhecer o mundo...

2 – Detecção de Luxações

O parto é um processo muito exigente para o corpo do bebé. O médico dobrará gentilmente as pernas do bebé e fará rodar as ancas suavemente para os lados.

3 – Palpação do Abdómen

O médico examina a barriga do bebé com todo o cuidado, procurando verificar o tamanho dos órgãos abdominais.

4 – Exame à Coluna Vertebral

O médico fará deslizar o polegar ao longo da Coluna do bebé para verificar se todas as pequenas vértebras estão convenientemente localizadas e solidamente fechadas. Eventuais problemas na coluna podem ser imediatamente detectados.

5 – Teste do Pezinho

Este teste, cujo verdadeiro nome é teste de Guthrie, só é feito uns quantos dias (4 a 7) após o nascimento. Consiste na análise do sangue extraído do calcanhar do bebé e serve para detectar doenças hereditárias e problemas na tiróide.

O Grande DIA Check List para o PAI

  • Definir o melhor caminho para o hospital
  • Procurar o caminho mais directo e confortável
    Procurar boas alternativas em caso de trânsito
    Testar os caminhos em condução normal e segura

  • Preparar um saco com coisas para mim
  • Sapatos ou ténis (confortáveis)
    Uma camisa lavada (ou a t-shirt da sorte)
    Comida (uma sandes ou umas bolachas)
    Uma almofada (para passar pelas brasas)

  • Guardar e levar numa pasta
  • Os documentos pessoais (de ambos)
    Os cartões do seguro de saúde (de ambos)
    Os últimos exames médicos (dela)
    O Boletim de Grávida (dela)
    O Cartão de Utente (dela)

  • Nunca esquecer
  • Dos sacos com as coisas dela e do bebé
    De tudo o acima citado
    De a lembrar constantemente que a adoro

O Grande DIA Check List para a MÃE

  • Preparar um saco com coisas para mim
  • 1 / 2 Camisas de dormir (abertas à frente)
    1 Robe
    Chinelos para o quarto e para o banho
    Escova e pasta de dentes
    1 Toalha de banho e 1 de rosto
    6 Cuecas da algodão ou descartáveis
    2 Sutiãs para amamentação
    1 Pacote de discos absorventes
    Mamilos de silicone para bicos rasos
    1 Escova
    Sacos para a Roupa Suja
    Roupa para quando tiver de regressar

  • Preparar um saco com coisas para o bebé
  • 3 Conjuntos de roupa interior
    3 Fatos exteriores