Criovida - Medicina Regenerativa

Células Estaminais

Medicina Regenerativa

As células estaminais do sangue do cordão umbilical são tão poderosas que têm vindo também a ser aplicadas com sucesso tanto na regeneração de tecidos (Medicina Regenerativa), como no enfarte do miocárdio e nas fracturas ósseas. Futuramente, a aplicabilidade das células estaminais do sangue do cordão poderá estender-se a outro tipo de doenças, como as doenças neurodegenerativas e a diabetes.

No laboratório CRIOVIDA, e de acordo com as normas da NETCORD/FACT, estas células estaminais são criopreservadas num saco especialmente concebido, em que um pequeno volume extra de sangue do cordão está isolado do principal para transplante. O sangue do cordão extra serve para, a pedido das Famílias e dos seus médicos, ser realizada a expansão in vitro das células estaminais.

Esta expansão tanto pode ser usada no transplante do SCU principal por haver necessidade de um maior número de células estaminais, como pode ser utilizada para outros fins sem se utilizar o SCU principal, que se mantém reservado para transplante. Neste último caso, a expansão do sangue do cordão extra seria para se poder utilizar a potencialidade das células estaminais do SCU na regeneração de tecidos, ou seja, em outras doenças do próprio ou de seus familiares.