Criovida - O Armazenamento

O que Fazemos

O Armazenamento

O sangue do cordão umbilical do seu bebé é armazenado durante 20 anos (podendo ser prolongado o tempo de criopreservação, se a qualidade da amostra assim o justificar) em estruturas especiais – sacos de criopreservação e não em frascos ou tubos, que requerem maiores cuidados de manutenção em termos de integridade física.

Os sacos de criopreservação, recomendados pela NETCORD/FACT, compreendem dois compartimentos, de forma a permitir a utilização de uma unidade para Transplante e a multiplicação ex vivo das células estaminais ou a sua eventual utilização em Medicina Regenerativa.

Compreendem ainda 4 segmentos perfeitamente individualizados, de volume reduzido de sangue do cordão umbilical, para uma análise qualitativa no momento da sua utilização para transplante ou medicina regenerativa. Estes segmentos individualizados permitem ainda que se realize de 5 em 5 anos, por amostragem aleatória, um controlo de qualidade das amostras das células estaminais criopreservadas, mas também a confirmação do perfil de histocompatibilidade quando o sangue é pedido para transplante ou para utilização em medicina regenerativa.

O saco de criopreservação do sangue do cordão umbilical é ainda armazenado dentro de uma bolsa de segurança, recomendada pela NETCORD/FACT que anula o risco de contaminação cruzada das amostras contidas dentro do mesmo contentor de criopreservação. As amostras são sujeitas a um período de quarentena enquanto são aguardados os resultados das análises realizadas.